Sobre a Rádio

SOBRE

Com o propósito de ampliar as possibilidades de acesso a comunicação deste município, iniciou-se no ano de 1995 movimento de implantação de uma Emissora de Rádio FM em Constantina, ocasião em que os precursores da idéia, Srs. Ederval Osmar Lauer, Nelci Franscisco Rosa e Justino Volpi, deram início as primeiras tratativas para percorrer um longo caminho e materializar o projeto.

Com o propósito de ampliar as possibilidades de acesso a comunicação deste município, iniciou-se no ano de 1995 movimento de implantação de uma Emissora de Rádio FM em Constantina, ocasião em que os precursores da idéia, Srs. Ederval Osmar Lauer, Nelci Franscisco Rosa e Justino Volpi, deram início as primeiras tratativas para percorrer um longo caminho e materializar o projeto.

Com a regulamentação da Lei Federal, nº 9612/98 que normatizou o funcionamento das Rádios Comunitárias no País, imediatamente foi protocolada toda a documentação necessária para obtenção da outorga definitiva do Ministério das Comunicações do canal 285 na freqüência de 104.9 Mhz.

O percurso foi árduo e longo, porém, com espírito desbravador todas as etapas foram vencidas com apoio da comunidade e a parceria de inúmeras entidades, Clubes de Serviços, Educandários, Poderes Executivo e Legislativo, autoridades civis, religiosas... que foi possível provar que em Constantina poderia ter uma Emissora Comunitária funcionando legalmente. No mês de Agosto de 2001, após publicação no Diário Oficial da União, foi finalmente recebida a Outorga para a Emissora iniciar suas atividades.

A conquista da Rádio Constantina FM representou divisor de águas histórico para toda a população, tendo à sua disposição um meio de comunicação popular, identificado com as suas comunidades e presentes em todos os acontecimentos deste município.

A conquista desta Emissora impactou a região, afinal era a 4ª Emissora Comunitária Legalizada no Estado do RS e a primeira na Região do Planalto Médio.

Podemos dizer que o que distingue uma da outra não é a potência, o alcance, o canal utilizado; o que distingue é o fim, o objetivo. O fim, o objetivo de uma rádio comunitária é o desenvolvimento local, o resgate da cultura, a construção da cidadania, a oportunidade de ter outros profissionais na área de comunicação como é o caso da Emissora Comunitária do nosso município. A potência de uma emissora comunitária, estabelecida pela Lei 9.612, é de 25 watts.

As rádios comunitárias são criadas a partir da vontade de setores da comunidade, da organização desses setores para atender ao público local, buscando suprir suas demandas de organização, de comunicação, de expressão cultural, etc.

Na comunicação comunitária a produção é horizontal. Quem é receptor pode tornar-se emissor e vice-versa. É com esse pensamento que devem ser norteadas as programações das rádios comunitárias. Rádio comunitária precisa produzir informação comunitária.

O efetivo início das atividades foi festejado efusivamente pela população, vibrante e participativa que auxiliou na elaboração da grade de programação com sugestões dos próprios ouvintes.

O surgimento da Rádio Constantina FM, com foco de atuação plural e imparcial, foi gradativamente quebrando paradigmas e confirmando acentuada credibilidade de toda a comunidade.

Sua grade de programação visa contemplar os diferentes públicos, abrangendo programas de Esporte, Música, Humor, Descontração, Religiosidade, Política, Jornalismo de qualidade e participação em todos os eventos sem distinções. Além de oportunizar a formação de jovens talentos, a programação se reveste de dedicação, criatividade e responsabilidade, sendo referência regional.

Sua diversidade de programação diferencia-se, pois, temas diversos são abordados com programas voltados para o público feminino, setor agrícola, saúde, lazer e entretenimento

A presença da Emissora da comunidade atende efetivamente aos anseios de sua população, ajudando pessoas necessitadas e com problemas de saúde, realizando periodicamente campanhas para amenizar suas enfermidades tendo apoio incondicional da comunidade.

A promoção do ser humano abrindo espaço à todos tem sido tônica nas ações de programação da Emissora, oportunizando crianças do município através das suas Escolas se comunicarem e desinibirem-se falando em público e divulgando atividades educativas e culturais.

É saliente a presença e importância deste meio de comunicação para a comunidade, tendo contribuído em avanços significativos para todos, além disso, servindo de entre as entidades com a nossa comunidade.